Retrospectiva 2013 – As peças que todo mundo usou

Determinada grife lança uma peça tendência, todas as famosas começam a usar, as lojas de departamento começam a imitar e no final as lojas xing-ling também. O resultado: você encontra as peças por todo lugar, pra comprar por 10 conto na feirinha de domingo, no shopping por 100 vezes mais e no corpo de todos os tipos de pessoas. 2013 foi cheio de peças assim. Eu reuni alguma delas pra lembrarmos – com humor – dessas modinhas que pegaram por aí!

Vale contabilizar quais delas você usou, assim como eu fiz e depois me contar nos comentários. Mais ainda, deixa nos comentários alguma peça que você acha que marcou 2013 e eu esqueci de colocar no post. Chega de enrolação e vamos à lista com meus comentários bááásicos:estampa mustacheEstampa Mustache
El famoso bigodon. Ele chegou e pegou, virou mania: nas camisetas, nos acessórios – anéis, colares, brincos -, até calças repletas desses bigodinhos eu cheguei a ver. Tá bom, a moda foi fofa no começo, mas depois, alguém me expliiiiiica qual a lógica de se usar uma camiseta que, literalmente,  diz “eu amo bigode”? Homens começaram a deixar bigode na expectativa de atrair tanto quanto a estampa da moda, mas o fato é que não funcionou muito não. Pra falar a verdade, homem de bigode é quase sempre zoado. Resultado é que o bigodon termina o ano com saldo positivo e até uma música pra contar história: Tu tá maluuuuuco? Respeita o moço! Patente alta, dá aula. Bigode grooosso!

Calça ListradaCalça Listrada
Tá aí uma moda que realmente pegou. Em toda loja vendeu, virou febre. Era uma daquelas tendências que se ficasse entre as grifes, tava ótimo, tudo bem, muito bom, muito chic. Mas ela chegou na feira e o resultado foi você ver aquela tia, de 180 quilos, toda trabalhada na calça listrada, uma camiseta “Fui a Salvador e lembrei-me de você” e um tênis colorido. Visããão do inferno! Saldo da calça listrada: ficou encostada no guarda-roupa depois do primeiro e único uso.

Short Saia AssimétricoShort-saia assimétrico
Uma tendência que muito me interessou quando surgiu, eu costumo fugir do jeans e esses shorts me pareciam uma gracinha. Uma gracinha se bem combinados. Por que ver gente usando esse short com camisa de futebol – e não to falando de time americano que estava na moda – e sim do Timão mesmo ou combinando com o próximo viral que vou citar, me fez enjoar! Pra finalizar, os tais shorts ganharam estampas, ficaram coloridos e aí sim acabou com a beleza da coisa de vez. Pra quem ainda achar ‘biíto’ e quiser, ali em Aparecida tá vendendo por 20 conto na feirinha, dos estampados hein?! E a tia da barraca ainda diz que é de estampa ética e que tá super na moda, a ética moda mandou lembranças! 

T-shirt Jack DanielsT-shirt Jack Daniels
Bando de bebum assumidas! Ou bando de menininha que nunca bebeu um copo de cerveja, nem imagina o gosto que tem Jack Daniels, quer se pagar de rebelde, compra a camiseta e ainda corta o lado todo dela, pra ser mais vida loca ainda! Eu achava muuuito legal, até tornar-se modinha entre esse tipo de menina. Moda precisa ser combinada com atitude minha gente! É a mesma coisa que ver a Miley Cyrus usando um vestido de Barbie nos dias atuais. Ahhh e só mais uma coisa, quanto a Jack Daniels ta te pagando pela publicidade?

Short rendadoShort rendado
Ou mais conhecido como short capa de botijão. kkkkkk Quando eu vi a montagem no facebook, eu chorei de rir. É a tal da peça que eu teria comprado se eu não controlasse meu eu interior consumista. Amo renda, amo vintage, amo cintura alta. Mas a galera quer botar renda demais em peça de menos. Já diz a velha sabedoria chinesa – mentira isso aí, sei lá quem diz, mas é verdade – tudo que é demais, fica feio! Outra peça que tá vendendo na feirinha de Aparecida por 20 conto e os botijãozinho estão saindo de lá todos uniformizados. Pior, a moda surgiu com o short soltinho, larguinho. Popularizou e o short encolheu, perdeu 10 cm e virou hot-pant!

T-shirt quadrinhosT-shirt de gibi
Alô galera que saiu das páginas de quadrinhos, tamu junto! Essa moda eu também usei e continuo achando fofa nas camisetas. Todo mundo resolveu aflorar o lado infantil, fazer uma homenagem ao Maurício de Sousa e usar as famosas interjeições dos quadrinhos nas ruas. (Eu sei que ele não tem nada a ver com a estampa que deu origem à moda) O problema maior é a popularização da estampa, que agora tá nas leggings e saias também. Aí a pessoa acha que não tá bom de gibi no corpo e combina a legging, com a T-shirt e um blazer estampado. Jesus amado das histórias em quadrinhos, guarda os desenhos pras páginas, que em excesso por aqui, não tá bom não!

short quadriculadoShort quadriculado com lacinho amarelo
Não pode esquecer o lacinho amarelo, ele que dá a bossa! Essa moda surgiu assim que as calças listradas saíram de cena. Eu gostei e ainda gosto. A galera está pronta pra jogar uma partida de xadrez em qualquer lugar! Não, pera! Jajá lançam uma estampa de cavalo pra camisetas, só escreve! 

Boné john johnBoné John John
Foi tão usado que ganhou até versões bizarras no Brasil: Boné Jão Jão. O boné é bonito, o clássico branco e preto mais ainda. O problema são as falsificações, que acabam estragando até com os originais. Mas é uma moda que eu ainda acho bonita, não usei, mas ainda quero usar! Mas pra ser exclusiva vou mandar fazer um: Maria Maria, mais feminino e brasileiro, não há!

 

Em nota: Ainda não citei as batas de renda guipir, elas continuarão a serem usadas no início de 2014, para o desespero da Patrícia Bonaldi e da Lethícia Bronstein. 
Em nota 2: Esse post foi para descontrair, a maioria dessas modas já passaram e muitas delas inclusive eu usei. Não se sinta ofendido ou coisa parecida por tê-las usado!

Um pensamento sobre “Retrospectiva 2013 – As peças que todo mundo usou

  1. Amei seu post, colega! Me identifiquei bastante. A única moda de 2013 que usei com fervor foi a do bigodon. Eu tinha um colar e um brinco, e aí todos me perguntavam qual o significado de usar um bigode e eu não sabia explicar… Mas em fim. Também usei estampa étnica, comprei um casaquinho muito fofo. E vou continuar usando. Achei versátil, diferente e ao mesmo tempo básico. Mas é um pecado ver aquelas pessoas que pecam nas estampas pelo exagero absoluto!

Deixe um comentário

