As vezes é preciso ir ao lixo para ver a vida renascer

LixoOntem, por destino da profissão, fui parar numa espécie de lixão. O local, nem um pouco luxuoso, me fez lembrar dos meus 9/10 anos, quando com um grupo de colegas, fomos fazer aquele que foi meu primeiro vídeo para trabalho, um trabalho de estudos sociais. Naquela época, não era nada comum o uso de tecnologia para trabalhos escolares, mas talvez ali tenha despertado minha paixão por aquela que viria a ser minha profissão.

Cheguei no local e o cheiro me embrulhou o estômago, não tratava-se de um lixão e sim um local destinado à separação e classificação de materiais recicláveis. Se o lixo seco, “limpo” possui aquele cheiro terrível, me coloquei a imaginar o cheiro de um lixão verdadeiro, com restos de alimentos e outros detritos à céu aberto.

Em meio a esse cenário entristecedor, vi a vida renascer. O local, é uma comunidade cristã que trabalha com reciclagem de materiais, mas sobretudo, com reciclagem de homens.

Lá, encontrei Seu Juca, um senhor abatido pelos anos difíceis de vida, mas que numa conversa de pouco mais de 15 minutos, só soube me falar de amor, de vida nova. Entrei naquele lugar para fazer uma reportagem sobre reciclagem e quem acabou saindo reciclada, fui eu.

Me deparar com aquele senhor, me falando coisas de amor, de Deus, da vida nova que Deus tinha lhe dado através daquilo que para nós é lixo, me fez passar 15 minutos com olhos fixos naquele senhor e ao fim da conversa, me vi com os olhos cheios de lágrimas. Era tão puro e ao mesmo tempo tão verdadeiro aquilo que o Seu Juca me falava que me emocionei profundamente.

Fui ao lixo e lá encontrei o luxo! O luxo das palavras simples, mas bem utilizadas. Encontrei o amor, um dos maiores luxos hoje em dia. Fui ao lixo e vi a vida renascer!

Deixe um comentário

