Allumè – Por Rodrigo Covolan

Já deve ser a terceira, ou quarta vez, que venho falar sobre o trabalho do Rodrigo Covolan por aqui. Sendo assim, vocês já devem ter notado que sou apaixonada pelo trabalho dele.

Dessa vez, ele lançou um novo projeto, o Allumè, termo em francês que faz referência à luzes, iluminação. O mais sensacional é que todas as imagens são produzidas através de técnicas manuais, sem nenhum efeito digital. A mostra trás 16 imagens em alta definição, que unem maquiagem e penteados artísticos com a técnica de pintura com luz conhecida como lightpaint.

As produções fazem referências às deusas da mitologia grega, que foram representadas por oito modelos locais, que foram submetidas ao trabalho de style da produtora de moda Milena Cristo, que usou figurinos e fantasias do estilista pontagrossense Ully Massinhan na caracterização das personagens.

As imagens produzidas com a técnica do lightpaint são de alta dificuldade técnica, pois cada exposição fotográfica leva cerca de 20 segundos para ser finalizada. Todos os efeitos são puramente técnicos, sem manipulação digital das imagens. É um desafio imenso fazer com que toda a equipe interagir de forma perfeita neste intervalo de tempo, declara Rodrigo Covolan, diretor do projeto.

O termo francês Allumè faz referência às luzes, a iluminação, as nossas deusas gregas iluminadas. Os efeitos de lightpaint criam uma atmosfera mágica, com fundos que transmitem a sensação de túneis coloridos e magias que explodem as mãos e o redor das modelos, finaliza Covolan.

As pesquisas de maquiagens e estilizações dos cabelos foram feitas de forma minuciosa para atingirmos um efeito de hipermodernidade e conceito artístico, sugerindo referências de como seriam as deusas gregas nos tempos atuais, define o maquiador Bruno Frasson sobre a concepção dos estilos de make up.

Confira um pouco do trabalho: (clique nas fotos para ampliar)

Quem for de Ponta Grossa e região e quiser conferir o trabalho pessoalmente, ele está exposto na Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa), que fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, ao lado da Catedral Sant’ana, em Ponta Grossa até dia 06 de agosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s