Tendências de hoje, que as vovós usavam…


large
Como pensar no que é vintage, sem lembrar-se logo de cara, das clássicas e charmosas pérolas? Lembro que há uns 4/5 anos, torcia o nariz quando ia para alguma festa e minha avó vinha com seus acessórios, de mil novecentos e bolinhas, todos em pérolas, e não eram de plástico como as de hoje não, mesmo com décadas, elas mantinham um brilho único, mas confesso que na época, eu odiava!

As coisas mudam e hoje, elas tornaram-se um dos meus acessórios favoritos! O toque de romantismo, o classicismo e a delicadeza são o que mais me encantam. Elas são capazes de deixar qualquer peça mais bonita quando aplicadas, desde o jeans aos cardigans de malha.

Certa estava minha avó, quando dizia que um dia eu herdaria o gosto dela pelas delicadas e charmosas pérolas.

cinturaSeja através de faixas, laços, ou cortes de calças mais altas, a cintura marcada é certamente uma das marcas da juventude de nossas avós. Quem nunca assistiu uma novela de época e viu as mulheres sofrendo para apertar espartilhos sobre os vestidos e deixar a cintura ultra fina?

Mais atualmente, mas ainda na época que nossas mães ainda não existiam, os cortes em alfaiataria com cintura alta, fizeram a cabeça das nossas avós, não é a toa, que eu encontrei uma dessas calças no guarda-roupa de roupas antigas da minha avó, e pasmem, ela tinha o corpo exatamente igual ao meu! Sem nenhum ajuste, a calça tornou-se uma das peças queridinhas, agora, do meu guarda-roupa!

rendaQuando eu era criança – o que segundo meus amigos não faz muito tempo – minha mãe e minha avó insistiam em me vestir cheia de “frufrus”, rendas e tules eram as coisas que eu mais odiava, dizia que pinicava! Kkkk

O tempo passa e ontem mesmo eu postei os vestidos da Lethicia Bronstein, todos em renda! Minha avó sempre pirou nas rendas, sempre achou chic, e sempre que ela revirava o guarda-roupa de roupas antigas, surgia com algum conjunto, vestido, camisa com aplicação, e eu achava horrível! Até minha formatura de oitava série, há mais de cinco anos, quando meu vestido foi todo aplicado em renda guipir bordada, e eu amei!

Hoje, acho lindo, maravilhoso e chic, como minha avó. E não restam dúvidas sobre a tendência, que tem se mantido há várias temporadas.

estampasDe lenço, poá, listras, floral. Que as listras fizeram a cabeça das mulheres nos últimos meses, não resta dúvidas. É só sair na esquina que você vai ver algumas usando calça, legging, blusa e até bolsa listrada em preto e branco.

O floral é também uma das estampas mais queridinhas há algumas temporadas. Delicado ou mais exagerado, em cores claras ou em cores chamativas, se fez presente da cabeça aos pés, literalmente.

Mas engana-se quem acha o gosto pelas estampas é atual, basta olhar pra década de 60, 70, lembrar-se do movimento hippie, pra ver que as estampas são mais velhas do que pensamos.

Do guarda-roupa da minha avó, duas camisas, uma com estampa de lenço e outra floral – com detalhes em babadinhos, vieram parar no meu!

 

Você já revirou o guarda-roupa da sua avó em busca de novas peças? Lá pode estar um tesouro escondido: peças chaves, jóias raras. Vale a pena tirar um dia e vasculhar! Depois, não esqueçam de me contar seus achados!

Um pensamento sobre “Tendências de hoje, que as vovós usavam…

Deixe um comentário

